Concurso do Ibama terá 560 vagas e ocorrerá dois meses após o lançamento do edital - PORTAL TOP MÍDIA

Notícias

Concurso do Ibama terá 560 vagas e ocorrerá dois meses após o lançamento do edital


O concurso para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ​​(Ibama) será organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e Promoção de Eventos ( Cebraspe ). A divulgação da banca foi feita pelo Ibama em seu  site oficial.

 
Serão 568 vagas, sendo 136 de nível superior (96 para analista ambiental e 40 para analista administrativo) e 432 de nível médio (técnico ambiental). As atribuições do cargo foram instituídas pela lei n. 10.410 / 02, que criou uma carreira de especialista em meio ambiente.
 
Outra informação importante é a que ficou definida a redução do prazo entre a publicação do edital do concurso público e a realização do certificado. Agora, são necessários dois meses de estudo entre o edital e a prova.
 
De acordo com o que foi divulgado no site oficial do Ibama, ”a aceleração do processo traz como justificativa a urgência no reforço do corpo técnico e funcional”. A portaria autorizando a redução do prazo foi publicada na última quarta-feira (25).
 
Mais um na área ambiental
 
No início da semana, por meio de dispensa de licitação, foi tornado público que o Cebraspe será responsável por organizar o concurso do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Em setembro, por meio de portaria, o Ministério da Economia autorizou 171 vagas para o órgão, sendo 110 para o cargo de técnico ambiental e 61 para o cargo de analista ambiental.
 
Vale destacar que, assim como o Ibama, o ICMBio também deve ter uma redução de prazo entre a publicação do edital e a aplicação das provas. Na última quinta-feira (25), foi publicada no Diário Oficial da União, a autorização para a redução, para dois meses, o prazo de antecedência mínima entre a publicação do edital do concurso público e a realização da primeira prova no certame.